Presidente da UVERGS é homenageado pela revista Em Evidência

Presidente da UVERGS é homenageado pela revista Em Evidência

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia, foi homenageado na noite de ontem na solenidade de comemoração dos 10 anos da revista Em Evidência. A cerimônia aconteceu na sede da FAMURS. O evento promovido pelo proprietário da revista, Lúcio Vaz, reuniu cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de Estado e de Municípios. O ato comemorativo também serviu de lançamento da edição especial da revista, onde o presidente Silomar Garcia participa, na página 34, com um artigo.

O texto escrito pelo presidente da UVERGS fala sobre a valorização dos vereadores. Confira o artigo na íntegra:

Valorize o vereador: Somos os primeiros representantes da sociedade.

A importância dos vereadores para a sociedade brasileira nunca poderá ser quantificada em um único artigo de leitura. Na função de vereador, advogado e com o dom de ter sido professor por quase quatro décadas, tentarei mostrar neste texto que o Poder Legislativo é o primeiro entre os Três Poderes da estrutura administrativa do Brasil. Partindo da ideia de que todo o poder emana do povo, a Câmara de Vereadores passa a ser a caixa de ressonância de toda a sociedade e o vereador o primeiro representante da mesma.

 A grandiosidade do papel do vereador fica evidente após ele enfrentar a eleição direta, conquistar e assumir o cargo para falar e representar todos os cidadãos, independentemente de ter sido seu eleitor ou não. Nunca podemos esquecer que o vereador é um integrante comum da sociedade. Na maioria das vezes chega ao cargo por ser um líder comunitário, mas acima de tudo um amigo que você pode confiar. É uma pessoa que se destaca, muitas vezes por ser empresário, vizinho, sindicalista ou professor, entre outros, que se comprometem em te representar na busca do desenvolvimento da sua cidade.

Por ser o primeiro representante do cidadão, o vereador é facilmente encontrado na sua cidade, usando da mesma calçada ou fazendo compras na mesma loja ou mercadinho. E isso lhe coloca na linha de frente das críticas, pois vivemos um momento difícil no cenário político brasileiro. A corrupção está presente em todas as esferas, seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário. A população está desacreditada frente a tantos escândalos. Porém, temos que deixar claro que não são somente os políticos a se envolver em corrupção. Existem pessoas de todas as classes, tanto do poder público ou da iniciativa privada, que cometem erros e acabam maculando a imagem de toda uma categoria.

No ano que vem, dentro de 12 meses aproximadamente, quem quiser ser vereadores, que se habilite e entre na corrida. A escolha dos candidatos é responsabilidade de todos os eleitores, que têm o dever de saber escolher aquele que melhor irá representá-lo. Para isso, conhecer o papel do vereador na sociedade é o mínimo que um eleitor precisa saber, para depois poder se manifestar contra ou a favor a sua atuação na Câmara Municipal.

Imprimir