(51) 3225.8286
OK
Diário Eletrônico UVERGS
Publicações legais das Câmaras Municipais

Notícias

UVERGS debate PEC que pode extinguir cidades de até 5 mil habitantes


07/11/2019


A União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) entrou em estado de alerta com a proposta do Governo Federal que pode extinguir cidades brasileiras com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. A proposta está na PEC do Pacto Federativo. No Rio Grande do Sul são pelo menos 102 municípios que estão ameaçadas (veja a lista ao final do texto). Em todo o Brasil são 1.257 cidades na mira do Governo Federal.

O presidente da UVERGS, vereador Silomar Garcia, estuda uma mobilização geral em defesa da manutenção dos Municípios. “Sabemos que esse projeto terá muitos debates e já estamos nos preparando para levar informações e auxílio técnico aos vereadores. A proposta irá impactar na vida de todos os cidadãos. As pequenas cidades gaúchas são as mais organizadas e que mais apresentam um crescimento ordenado”, argumenta o presidente da UVERGS.

A PEC do Pacto Federativo prevê que as cidades precisam comprovar a sustentabilidade financeira até o dia 30 de junho de 2023, sob pena de serem incorporadas a algum dos municípios limítrofes a partir de janeiro de 2025.

O Governo Federal não quis listar quantas cidades já atendem a esses dois critérios, mas informou que, atualmente, são 1.257 municípios com menos de 5 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. A ideia é usar os dados do Censo de 2020 para fazer a linha de corte populacional. A partir daí, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) faz a análise da viabilidade financeira dessas cidades.

Lista de corte provisória

Com base nos dados de 2018 disponíveis no FINBRA, do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), o sistema de comunicação da Gazeta do Povo calculou quantos e quais municípios atenderiam aos dois critérios propostos pela União.

Os entes da federação mais afetados seriam Minas Gerais (182 municípios), Rio Grande do Sul (102), São Paulo (92) e Santa Catarina (80).

 

QUEM ESTÁ NA MIRA NO RS

Fonte: Gazeta do Povo



Veja mais





Associe sua Câmara de Vereadores

Conteúdo Restrito

Login
Senha
OK

Esqueceu a senha: Clique aqui


UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286