(51) 3225.8286
OK
Diário Eletrônico UVERGS
Publicações legais das Câmaras Municipais

Notícias

Nova diretoria da ASCAMAJA se reúne em Lagoa dos Três Cantos


11/03/2019


A nova diretoria da Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (ASCAMAJA) realizou na noite de sexta-feira (dia 8) a sua primeira reunião de 2019. Os trabalhos foram no Município de Lagoa dos Três Cantos e integrou a programação do Lagoa Fest, a Festa da Alegria Germânica. O novo presidente da ASCAMAJA, Everaldo de Moura, no Município de Não-Me-Toque, coordenou a reunião e conduzindo a pauta votações e defesa de moções de vereadores que fazem parte da associação. A recuperação e manutenção das rodovias esteve entre os principais temas, assim como ações em saúde, reforma da previdência, bacia leiteira e aumento de custos da energia elétrica aos agricultores.

Mesa de trabalhos da nova diretoria da ASCAMAJA, em Lagoa dos Três Cantos

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia, participou da mesa de trabalhos e saudou a nova diretoria da ASCAMAJA, fazendo uma homenagem especial para as mulheres, já que a reunião aconteceu na data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, também participou dos trabalhos e destacou a importância dos vereadores participarem da Marcha dos Vereadores 2019, evento que acontece em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril de 2019.

 

Fala, Gilson Conzatti:

Por que o vereador deve ir na Marcha dos Vereadores e Vereadoras?

A UVB – União dos Vereadores do Brasil, programou para os dia 23 a 26 de abril de 2019, a XVIII Marcha dos Vereadores e Vereadoras. Um encontro nacional que acontece em Brasília/DF, desde a década de 90.

Escrevo essas linhas, depois que me deparei com colegas vereadores dizendo que na sua câmara, o grupo iria se dividir entre as duas Marchas (Vereadores/Prefeitos).

Vou elencar algumas razões do por que os vereadores e vereadoras devem participar da Marcha dos Vereadores e ao mesmo tempo comparar a presença dos vereadores na Marcha dos Prefeitos. Quero deixar claro que tenho o maior respeito pelos prefeitos (sou filho de um) e pela entidade nacional deles, embora eu vá abordar a questão de forma simples, direta e sem rodeios.

Te pergunto vereador e vereadora, quando a imprensa e setores da comunidade questionam sobre as tuas diárias, teus subsídios e o papel do vereador e da câmara de vereadores, quem é que te defende? Quando demagogos de plantão, batem no Poder Legislativo Municipal e nos vereadores, quem está na linha de frente, que vai pra cima, quem faz a tua defesa ou se posiciona do quão é importante a função do vereador e do Poder Legislativo Municipal?

Quando dizem que as Câmaras gastam demais, que produzem pouco e que deveriam repassar esse dinheiro para as prefeituras. São os prefeitos que te defendem?

Claro que não. Quem te defende é a UVB e as entidade locais de vereadores. A UVB dá a cara a tapa por ti, porque ela te representa.

Nossa força política tem que ser usada para fortalecer o Poder Legislativo e o municipalismo. Somos mais de 57.900 homens e mulheres nas câmaras municipais, temos a obrigação e o direito de andar lado a lado com os prefeitos e não a reboque como os vereadores tem andado na marcha deles.

A participação dos vereadores têm dado vitrine à Marcha dos Prefeitos. Participação essa, que apesar dos vereadores serem o maior número de participantes, não aparecem nos noticiários e capas de jornais, dando a entender que as conquistas municipalistas tem dono (CNM – Confederação Nacional dos Municípios), o que não é verdade. Os vereadores e vereadoras tem muita participação nas conquistas municipalistas.

Precisamos cada vez mais buscar o empoderamento dos vereadores fortalecendo as nossas entidades, o nosso Poder Legislativo, e as nossas ações através da Marcha dos Vereadores e Vereadoras. Temos que deixar de ser massa numérica com a única função de fazer volume e não receber retorno dessa participação e sim ser os protagonistas das mudanças em favor dos municípios.

O Poder Legislativo deve participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras, pois é a nossa Marcha. Com certeza a nossa Marcha não tem glamour e nem os patrocínios que tem os prefeitos, mas é a nossa Marcha que representa e defende o papel fundamental do vereador.

Participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras é mostrar que temos voz e vez na construção de um país melhor. Nós somos a maior força política do país, os prefeitos precisam da nossa parceria e nós, sempre estamos dispostos a andar juntos, desde que a linguagem seja de igual para igual. Não somos massa de manobra e sim agentes de um poder constituído, que deseja discutir, participar e opinar. Somos o Poder Legislativo, um poder independente e autônomo.

Acorda Vereador, “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Vamos participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras, a nossa Marcha, a Marcha de quem defende e representa os vereadores e vereadoras do Brasil. Quando fores prefeito, aí sim aproveita a marcha deles.

Te faço um convite e um apelo, te programa, divulgue e participe de 23 a 26 de abril em Brasília, da Nossa Marcha – a Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil. O Novo começa em Nós, com atitude e exemplo.

Seja a Esperança que Deseja. ”

Gilson Conzatti, Presidente da UVB

 

 

 

 



Veja mais





Associe sua Câmara de Vereadores

Conteúdo Restrito

Login
Senha
OK

Esqueceu a senha: Clique aqui


UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286