(51) 3225.8286
OK
Diário Eletrônico UVERGS
Publicações legais das Câmaras Municipais

Notícias

UVERGS prestigia Assembleia de Verão da Famurs em Torres


23/02/2018


 

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia, participou ontem, (dia 22/2) da tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs, o encontro reuniu cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. Segundo Silomar, é imprescindível que o vereador esteja neste tipo de debate. “É nas Câmaras de Vereadores que acontece os principais debates. O cidadão recorre em primeiro lugar aos seus vereadores, por isso estamos atentos aos debates que buscam resolver as dificuldades dos Municípios”, destacou Silomar.

Durante a abertura do evento, o governador José Ivo Sartori anunciou o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde. “Acredito que até o final do mês vamos quitar essa dívida que já estava empenhada dos anos 2015, 2016 e 2017”, afirmou o governador. Para o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro tem o objetivo de discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou a importância de os gestores buscarem seus recursos. “Somente mobilizando seus deputados conseguiremos resultados e a mudança que todos os municípios precisam” concluiu Ziulkoski. Já o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, falou sobre mudanças e a importância da Famurs nesse processo. “Hoje nós temos uma Federação forte que defende a união de todos os municípios porque é ela que dá voz e força para que os gestores sejam ouvidos”, concluiu.

O presidente do TCE, Iradir Pietroski, lembrou das dificuldades em se administrar um órgão público. “Não podemos desistir, precisamos pensar sempre na comunidade e fazer o nosso melhor”, concluiu. O representante da defensoria pública Dr. Sandro Santos da Silva, abordou a importância dos direitos humanos. “ A nossa atuação de direitos e deveres procura empoderar o cidadão. Nós procuramos sempre alcançar o atendimento pleno e integral das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social” explanou Sandro

Também participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça do RS Fabiano Dallazen, a primeira-dama de Torres, Susi Cristina da Rosa de Souza, a primeira-dama da Amlinorte, Maria Elisete Germano, a primeira-dama de Rio dos Índios e idealizadora do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), Adriane Perin de Oliveira, o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Luiz Duranti, e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

 

 



Veja mais





Associe sua Câmara de Vereadores

Conteúdo Restrito

Login
Senha
OK

Esqueceu a senha: Clique aqui


UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286