(51) 3225.8286
OK

Notícias

UVERGS em apoio às Frencoops


17/11/2017


O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) promoveu na manhã dessa sexta-feira (17/11), na Associação dos Funcionários da Cotrisel, em São Sepé, o Seminário das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops). Vereadores de 9 (nove) municípios da região e representantes de cooperativas participaram do evento. A atividade visa fomentar a busca pelo aperfeiçoamento e complementação da legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergiíio Perius, promoveu excelente palestra de abertura falando sobre capacidade de resiliência das cooaperativas, que mesmo diante de cenários de austeridade econômica e crises, conseguem se unir mais e enfrentar as situações adversas, adaptando-se mais facilmente às crises.

Em sua palestra sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho, Perius chamou atenção para o momento positivo do setor. “Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se percebe através do crescimento de 12,91% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 1,5 bilhão em 2016”.

O presidente da organização cooperativa gaúcha salientou a necessidade de discutir e analisar a relação entre o cooperativismo e os legislativos municipais.

“Deve-se ressaltar a importância da política fundamentalista que começa na câmara municipal. O país melhora nas suas estruturas no município, pelos bons prefeitos e pelos bons vereadores é que começa a vida política certa. Os vereadores são a base da célula da comunidade. Nós queremos um Brasil melhor, uma sociedade melhor, uma participação democrática e igualitária de todos, e isso o cooperativismo prega. Portanto, se há uma boa ideia na política e uma boa ideia no cooperativismo vamos somar essas duas concepções que o reflexo positivo se dará na sociedade brasileira”, comentou Perius.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergiíio Perius

 

O presidente da Câmara de Vereadores de São Sepé, Werther Vargas Filho, reforçou o apoio ao cooperativismo e garantiu que a câmara já está se organizando para criar a Frencoop municipal, com o objetivo de incentivar o movimento cooperativo e de colaborar com políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do município de São Sepé. O discurso também mobilizou o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia, que disse que o evento permite aos vereadores a possibilidade de refletir como podem contribuir no âmbito de ações, no meio em que vivem, para a formação de uma comunidade, municípios, estado e um país melhor. “Essa é a nossa responsabilidade para deixar como um legado para gerações futuras. O sistema de cooperativas é similar ao trabalho do vereador na câmara municipal, porque através do sistema de cooperação ele busca a interação para que o cidadão venha participar de forma colegiada, corporativa e associativa para produzir melhor”, completou.

A importância das Frencoops Municipais

Para o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, o compromisso com a comunidade é um dos princípios do cooperativismo que consegue distinguir bem a diferença entre uma cooperativa e uma empresa mercantil.

“Nós estamos defendendo as famílias que dependem dessa estrutura cooperativa e quando estas pessoas conseguem se desenvolver economicamente e socialmente, é a própria comunidade que está se desenvolvendo”, explica.

Tiago destacou a participação de todos os 55 deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na adesão à Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. “Esses deputados atuam na proposição de legislações que podem auxiliar o desenvolvimento do cooperativismo. Nós temos reuniões frequentes com esses deputados para tratar de questões importantes relacionadas ao setor, até porque a Constituição Federal diz que a lei apoiará e estimulará o cooperativismo, ou seja, tem um mandamento condicional que valorizou o cooperativismo de tal forma que o escolheu como um modelo essencial de desenvolvimento econômico e social”, concluiu o coordenador jurídico da Ocergs, ao destacar a importância da formação das Frencoops municipais.

Coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, em sua palestra

 

Cooperativas – Ações locais a favor do Cooperativismo

Na conclusão do evento, o presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno; o diretor executivo da Sicredi Região Centro, Luiz Alberto Machado; e o presidente da Camnpal, Euclides Vestena, discorreram sobre as ações e os projetos das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que estão inseridas.

Participaram do evento o prefeito de São Sepé, Leocarlos Gazzoni Giardello; presidente da Sicredi Região Centro, Roberto Zorzan; representante dos deputados Covatti Filho e Silvana Covatti, Alex Teichmann; gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos; representantes das cooperativas Cotrisel, Camnpal, Cooperagudo e Farcoop; analistas do Sescoop/RS e vereadores dos municípios de Agudo, São Sepé, Formigueiro, Sobradinho, Tupanciretã, Vila Nova do Sul, Faxinal do Soturno, Novo Cabrais e Nova Palma.

Vereador Silomar Garcia, presidente da Uvergs, em apoio ao trabalho de formação das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops)



Veja mais


UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286