(51) 3225.8286
OK
Diário Eletrônico UVERGS
Publicações legais das Câmaras Municipais

Notícias

UVERGS em apoio às Frencoops


17/11/2017


O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) promoveu na manhã dessa sexta-feira (17/11), na Associação dos Funcionários da Cotrisel, em São Sepé, o Seminário das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops). Vereadores de 9 (nove) municípios da região e representantes de cooperativas participaram do evento. A atividade visa fomentar a busca pelo aperfeiçoamento e complementação da legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergiíio Perius, promoveu excelente palestra de abertura falando sobre capacidade de resiliência das cooaperativas, que mesmo diante de cenários de austeridade econômica e crises, conseguem se unir mais e enfrentar as situações adversas, adaptando-se mais facilmente às crises.

Em sua palestra sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho, Perius chamou atenção para o momento positivo do setor. “Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se percebe através do crescimento de 12,91% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 1,5 bilhão em 2016”.

O presidente da organização cooperativa gaúcha salientou a necessidade de discutir e analisar a relação entre o cooperativismo e os legislativos municipais.

“Deve-se ressaltar a importância da política fundamentalista que começa na câmara municipal. O país melhora nas suas estruturas no município, pelos bons prefeitos e pelos bons vereadores é que começa a vida política certa. Os vereadores são a base da célula da comunidade. Nós queremos um Brasil melhor, uma sociedade melhor, uma participação democrática e igualitária de todos, e isso o cooperativismo prega. Portanto, se há uma boa ideia na política e uma boa ideia no cooperativismo vamos somar essas duas concepções que o reflexo positivo se dará na sociedade brasileira”, comentou Perius.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergiíio Perius

 

O presidente da Câmara de Vereadores de São Sepé, Werther Vargas Filho, reforçou o apoio ao cooperativismo e garantiu que a câmara já está se organizando para criar a Frencoop municipal, com o objetivo de incentivar o movimento cooperativo e de colaborar com políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do município de São Sepé. O discurso também mobilizou o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia, que disse que o evento permite aos vereadores a possibilidade de refletir como podem contribuir no âmbito de ações, no meio em que vivem, para a formação de uma comunidade, municípios, estado e um país melhor. “Essa é a nossa responsabilidade para deixar como um legado para gerações futuras. O sistema de cooperativas é similar ao trabalho do vereador na câmara municipal, porque através do sistema de cooperação ele busca a interação para que o cidadão venha participar de forma colegiada, corporativa e associativa para produzir melhor”, completou.

A importância das Frencoops Municipais

Para o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, o compromisso com a comunidade é um dos princípios do cooperativismo que consegue distinguir bem a diferença entre uma cooperativa e uma empresa mercantil.

“Nós estamos defendendo as famílias que dependem dessa estrutura cooperativa e quando estas pessoas conseguem se desenvolver economicamente e socialmente, é a própria comunidade que está se desenvolvendo”, explica.

Tiago destacou a participação de todos os 55 deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na adesão à Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. “Esses deputados atuam na proposição de legislações que podem auxiliar o desenvolvimento do cooperativismo. Nós temos reuniões frequentes com esses deputados para tratar de questões importantes relacionadas ao setor, até porque a Constituição Federal diz que a lei apoiará e estimulará o cooperativismo, ou seja, tem um mandamento condicional que valorizou o cooperativismo de tal forma que o escolheu como um modelo essencial de desenvolvimento econômico e social”, concluiu o coordenador jurídico da Ocergs, ao destacar a importância da formação das Frencoops municipais.

Coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado, em sua palestra

 

Cooperativas – Ações locais a favor do Cooperativismo

Na conclusão do evento, o presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno; o diretor executivo da Sicredi Região Centro, Luiz Alberto Machado; e o presidente da Camnpal, Euclides Vestena, discorreram sobre as ações e os projetos das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que estão inseridas.

Participaram do evento o prefeito de São Sepé, Leocarlos Gazzoni Giardello; presidente da Sicredi Região Centro, Roberto Zorzan; representante dos deputados Covatti Filho e Silvana Covatti, Alex Teichmann; gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos; representantes das cooperativas Cotrisel, Camnpal, Cooperagudo e Farcoop; analistas do Sescoop/RS e vereadores dos municípios de Agudo, São Sepé, Formigueiro, Sobradinho, Tupanciretã, Vila Nova do Sul, Faxinal do Soturno, Novo Cabrais e Nova Palma.

Vereador Silomar Garcia, presidente da Uvergs, em apoio ao trabalho de formação das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops)



Veja mais





Associe sua Câmara de Vereadores

Conteúdo Restrito

Login
Senha
OK

Esqueceu a senha: Clique aqui


UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286