(51) 3225.8286
OK

Histórico


A União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul (UVERGS), fundada em 23 de maio de 1975, na cidade de Pelotas, tem marcado sua história por grandes conquistas e desafios. No decorrer de sua trajetória a instituição mantém-se fiel ao compromisso estatutário e histórico de prestar auxílio aos Vereadores Gaúchos, que reforça o objetivo de trabalhar pela excelência no aperfeiçoamento dos legislativos municipais, meta que se concretiza através da realização de eventos como encontros, cursos técnicos, congressos, fóruns e seminários.


Atualmente, a instituição com sede na cidade de Porto Alegre/RS, na Av. Borges de Medeiros, 1501, Centro Administrativo Fernando Ferrari, conta com 173 câmaras filiadas, 11 funcionários, congregando cerca 4584 parlamentares. Em dezembro de 2003, por iniciativa do ilustre Deputado Jerônimo Goergen, a União dos Vereadores foi reconhecida através de Lei Estadual n.º 12.023, sancionada pelo Excelentíssimo Governador do Estado, Germano Rigotto, como entidade oficial dos vereadores. 

A UVERGS, além de realizar mensalmente treinamentos e cursos de forma a capacitar os Agentes Públicos Municipais e apresenta informações básicas para o pleno e eficiente exercício do mandato, presta atendimento jurídico através de três profissionais e oferece convênios e seguros aos vereadores de câmaras filiadas. Na área social convive em pareceria com a Assembléia Legislativa do Estado do RS, propiciando inúmeras edições do Fórum Democrático. 

Com estas iniciativas a entidade busca sempre e de forma incessante o aprimoramento dos Vereadores, para que desenvolvam o potencial de suas competências, bem como o desenvolvimento da autonomia municipal, primando sempre pela independência entre os Poderes, embora preservando a harmonia entre si, para uma melhor satisfação dos anseios da sociedade.

Na política de amparo ao Poder Legislativo Municipal, a UVERGS se caracteriza pela seriedade, solidez, qualidade, respeito e credibilidade, pois o compromisso maior é com a qualidade de vida da população, que poderá ser melhorado se os princípios democráticos forem robustecidos.

E, nessa missão singular, desfraldando sempre a bandeira da democracia, é que há 36 anos, a contar de sua fundação, a UVERGS prepara e estimula os Vereadores para o exercício de um mandato que dignifique os gaúchos de um modo geral, sem distinção ideológica.

UVERGS - União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul - direitos reservados
Centro Administrativo do Estado - CAFF
Avenida Borges de Medeiros 1501, andar térreo | Centro | CEP 90119-900
Fone: (51) 3225.8286 | Fax: (51) 3225.8286